Pesquisar neste blog

quinta-feira, 23 de junho de 2011

VIVA A LUA CHEIA !!!! VIVA SANTO ANTÔNIO !!!!

Como foi bom fazer o bolo de Santo Antônio sob o lindo luar de Vargem Grande. Aconteceu no IV Festival Sabores da Lua Cheia, no Bichinho do Mato. No meio de muita alegria, de boas conversas, de mesa farta, fogueira, quadrilha e batucada de tambor.
Nesse ambiente descontraído e festivo, foi feito o bolo de Santo Antônio, O Santo que é tão presente nas festividades dessa época do ano. Os participantes mostraram um grande interesse nessa preparação, tiveram até voluntários!!! Foi muito bom!
Contei com a maravilhosa participação de dois auxiliares, inclusive um é chef de cozinha, que luxo!!!
Como foi agradável poder compartilhar com os amigos o princípio mais básico da alimentação, que é justamente a integração entre os seres.
Depois foi só esperar o delicioso bolo ficar pronto, e ele ainda quentinho no meio da noite fria, foi apreciado por vários. E ainda tiveram aqueles, que preferiram levar para casa para acompanhar o café fresco da manhã seguinte.
Valeu equipe!!!!!
Nutrição saudável é isso aí, é disposição, é paixão, é interesse, é criatividade, é prazer e é envolvimento.

BOLO DE SANTO ANTÔNIO

6 bananas d'água maduras
1xi. chá de leite integral
1/2xi chá de leite de coco
1xi. chá de óleo
4 ovos
4xi. chá açúcar mascavo
4xi.chá de farinha de trigo com fermento
1xi. chá de farinha de coco
1xi.chá de aveia em flocos
2 co. de sopa de fermento em pó
1xi.chá de amendoim germinado
canela em pó, coco ralado e açúcar mascavo para salpicar em cima do bolo.

Modo de Preparo:
Bater no liquidificador os 5 primeiros ingredientes, mas usar só 4 bananas. Em seguida, colocar numa bacia os ingredientes secos, e depois juntar a parte líquida com a seca na bacia, e depois adicione as 2 bananas fatiadas e o amendoim germinado, misture tudo até ficar uma massa bem homogênia. Unte as formas com óleo e coco ralado , coloque a massa e em seguida salpique com canela em pó e açúcar mascavo e coloque para assar em forno médio por 25 minutos.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Entrando na casa da D. Maria e colocando à mesa

Após fazer a avaliação e a orientação nutricional da D. Maria, sua filha quiz muito uma aula de Culinária Vegetariana, para ampliar o leque de opções saudáveis e estreitar os laços com a Nutricionista. Que considera muito importante trocar o jaleco pelo avental e transformar o plano alimentar em alimento prático que vai à mesa do consumidor.
E como consequência dessa deliciosa prática culinária, temos: União familiar, prazer no preparo dos alimentos, apreciação da culinária saudável e consciente, maior adesão ao tratamento proposto e um cliente bem nutrido.
Ponto positivo para a nutrição, que conseguiu fazer a sua intervenção e a promoção da saúde.

OFICINA CULINÁRIA DO III FESTIVAL SABORES DA LUA CHEIA

A Oficina do pão fibroso aconteceu no Bichinho do Mato no III Sabores da Lua Cheia, com a participação de alguns adultos e com a participação especial de algumas crianças, que gostaram muito da preparação e de se sentirem parte integrante do processo.
Marcadas por um olhar hipinotizante durante o preparo e querendo participar de todas as etapas do processo. Desde da mistura dos ingredientes, até untar e colocar na forma. E depois foi só esperar, sentir o cheirinho, ficar com água na boca e saborear o resultado da alquimia.
Sabe o que as crianças aprenderam com essa dinâmica?
Companherismo, Disciplina, Paciência, Disposição, e claro, a se alimentar melhor.
Valeu a experiência, e ficou claro que fazer Educação Nutricional, em todas as fases da vida e em diferentes ambientes , é possível!!!!