Pesquisar neste blog

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PREPARAÇÃO AGROECOLOGICA



EMPADÃO INTEGRAL:

3 XI. DE CHÁ DE FARINHA DE TRIGO INTEGRAL FUMEL
2 XI. DE GÉRMEN DE TRIGO TOSTADO FUMEL
1 XI. DE FÚBA
1 XI. DE LEITE DE SOJA, FEITO COM EXTRATO DE SOJA FUMEL
2 CO. DE CHÁ DE SAL MARINHO
1 CO. DE SOBREMESA DE FERMENTO EM PÓ
1 XI. DE CHÁ DE ÓLEO DE SOJA
1 XI. DE CHÁ DE SEMENTE DE LINHAÇA DOURADA FUMEL
GERGELIM TOSTADO FUMEL PARA SALPICAR

RECHEIO ECOLÓGICO

1 MOLHO DE TAIOBA (USAR A FOLHA E O TALO)
1 CEBOLA GRANDE
5 DENTES DE ALHO
1 FIO DE ÓLEO DE SOJA

2 CO. DE CHÁ DE SAL MARINHO
2 CO. DE CHÁ DE SHOYU LIGHT
2 CO. DE CHÁ DE AÇAFRÃO EM PÓ

MODO DE PREPARO:

COLOCAR A LINHAÇA PARA HIDRATAR, DE UM DIA PARA O OUTRO, PARA ELA LIBERAR A MUCILAGEM, E NA HORA DE USAR, USE TUDO, A SEMENTE E A ÁGUA “OLEOSA”, MISTURE TUDO, ATÉ FORMAR UMA MASSA HOMOGÊNIA, SEGUINDO A ORDEM DOS INGREDIENTES, EXCETO O GERGELIM, QUE É PARA COBRIR AS FORMINHAS DEPOIS DE UNTADA E EM SEGUIDA COBRIR COM A MASSA.

PARA O RECHEIO:

ESQUENTE UM POUCO O ÓLEO, COLOQUE A CEBOLA, DEPOIS DE DOURADA , ADICIONE O ALHO ESPREMIDO, A TAIOBA RASGADA COM AS MÃOS, DESPREZANDO O TALO DO MEIO DA FOLHA E USANDO O TALO , ABAIXO DA FOLHA, APENAS DESCASQUE ESSE TALO E CORTE EM RODELAS E COLOQUE TUDO NO REFOGADO, EM SEGUIDA COLOQUE OS OUTROS INGREDIENTES E DEIXE REFOGAR BEM E PEGAR O GOSTO DAS ESPECIARIAS.
MONTE AS EMPADAS, E SALPIQUE COM GERGELIM TAMBÉM POR CIMA DO RECHEIO, ELA FICARÁ ABERTA.

ELABORADA POR: MARIANA ZOGAIB da “COMIDA COM PROPÓSITO”
NUTRICIONISTA E CHEF VEGETARIANA

EMPADA FUNCIONAL, EXCELENTE FONTE DE FIBRAS, PROTEÍNAS, VITAMINAS, MINERAIS E COMPOSTOS BIOATIVOS, COMO A CURCUMINA.

VARIE A SUA ALIMENTAÇÃO, TORNANDO ELA MAIS SAUDÁVEL, MAIS INTEGRAL E MAIS NUTRITIVAS, COM AS DICAS DA NUTRICIONISTA E COM OS PRODUTOS INTEGRAIS FUMEL E GAIA NATURAL.

DESSA VEZ TEVE ATÉ FOGAREIRO PARA NOS AQUECER !!!!




O que seria do homem sem os seus pares, seus parceiros e suas parcerias.
Não estamos sozinhos no universo, estamos sempre acompanhados. Depende de nós criarmos condições favoráveis para tecer a grande teia que nos rodeia e nos faz brilhar, nesta maravilhosa sintonia de cooperação, ajuda mútua, integração e solidariedade, onde todos visam dar o seu melhor em prol de algo melhor ainda, e assim seguimos os nossos passos em busca da promoção da saúde integral, do contato com a natureza, do contato com o alimento, a água, o fogo e a terra, todos ali reunidos.
A Nutricionista, que ora é técnica e ora é prática; o Parceiro que nos aqueceu com o fogo e nos hidratou com os seus sucos e a querida Agricultora com os seus conhecimentos, que vão muito além do senso comum, eles foram e sempre serão construídos a cada dia, a cada semeadura, a cada germinação, a cada verdura colhida e a cada rizoma escolhido, para deixar o nosso evento lindo, cheio de verde e de vida.
E assim foi feita a oficina culinária do VII Sabores da Lua Cheia, repleta de parceiros, voluntários, degustadores, todos debaixo da Grande Lua contemplando o que a vida tem de melhor: Os seus parceiros!!
Obrigado pela participação de todos, em especial  dos Patrocinadores Fumel, Gaia Natural e o forte Apoio da Agricultora Maria do Céu.
E assim foi feito o Empadão Integral de Taioba e Açafrão

terça-feira, 13 de setembro de 2011

UM CONCEITO SUSTENTÁVEL QUE CHEGA NO PRATO DE CADA DIA



Sustentar a base para que possa se erguer algo concreto e sólido.
Sustentar a raiz para que possa sempre garantir frutos, flores e novas sementes para novas germinações.
Completar o ciclo da Mãe Natureza e oferecer o melhor que a terra, a semente, a germinação, o vegetal, o manuseio, o fogo e uma mesa farta, colorida, ecológica e sustentável possa nos proporcionar. É a nossa missão para garantir seres mais felizes, mais comprometidos, mais conscientes, mais bem nutridos, mais locais e valorizando os diferentes saberes e sabores da vida.
O ciclo se dá com o contínuo movimento da sustentabilidade, tudo que sai da terra num dado momento volta para a terra, gerando novos plantios e novas preparações saudáveis na nossa mesa.
É muito prazeroso estar dentro desse ciclo, fazendo ele girar de forma harmônica, equilibrada, satisfatória e sustentável.
Uma vez adquirido um vegetal local e orgânico de um agricultor vizinho, consciente e instruído de como proceder para oferecer para sua vizinhaça o melhor, o vegetal vai para a mesa do consumidor, nutrindo uma família de maneira nobre e muito saudável, que por sua vez, essa família consciente separa o seu insumo orgânico, deixando na lixeira somente cascas, sementes, caroços, aparas e talos, que não foram para a panela. E esse insumo extremamente rico em nutrientes e microorganismos chega no horto para a compostagem, que torna-se terra adubada, que vai  para um vaso, germinar mais uma semente e que vai dá novos frutos e alimentos. E num movimento cíclico, contínuo e completo esse alimento retorna para nossa mesa, nos alimentando e nos enchendo de energia e vitalidade.
Assim continuamos nos sustentando.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

EDUCANDO O NOSSO POVO E PROMOVENDO A SAÚDE: VIVA A NUTRIÇÃO!!!



Começamos um programa de treinamento para Manipuladores de Alimentos foi uma excelente integração entre empresa privada, município, profissionais da saúde e acadêmicos, onde todos vão sair ganhando.
Como é interessante o processo educativo, a construção de um novo saber e a reciclagem de um saber, que a gente sabe, que às vezes fica guardado.
Afinal somos movidos a estímulos e a incentivos, como todo ser vivo precisamos de condições favoráveis para o nosso crescimento e desenvolvimento, então vamos a eles:
Temos um cronograma bem delineado, com temas relevantes para a nossa produção de Alimentação Coletiva, aonde o processo educacional se faz muito necessário, desde da lavagem adequada das mãos até a refeição completa e segura para o nosso paciente, que muitas vezes tem na refeição recebida a maior alegria de sua vida.
Obrigado pela participação e a colaboração de todos que se envolveram nesse processo.
Mariana Zogaib