Pesquisar neste blog

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

TER TRANSTORNO OU NÃO, É APENAS UM DETALHE!!!

O que é ser normal e atingir a saúde plena nos dias atuais?
Será utópico, será inatingível??
A busca pela saúde integral, deve fazer parte do nosso dia-a-dia, deve ser prazerosa e contínua.
Como ser útil na intervenção e na promoção da saúde com grupos educativos tão diferentes e tão instigantes dentro do serviço de saúde.
Me surpreendo a cada dia, quando escuto numa roda de conversa transdisciplinar que a paciente consome chia, que segundo ela "forma um gel no estômago e faz bem para o intestino", inclusive ela pediu um papel à equipe técnica para indicar para sua colega "que há dias não vai ao banheiro".
Também fiquei bem satisfeita quando no meio da intervenção nutricional, a paciente falou que "tem colesterol porque come gordura", que bacana que as pessoas estão relacionando alimentação com saúde.
Durante a palestra, a ouvinte falou que começou adotar a pirâmide alimentar e emagreceu 5 Kg. Show!!! Ponto para a alimentação saudável e bem orientada.
Ganhei meu dia mesmo, quando no meio do círculo descobrimos que a paciente que não gosta de fazer nada e não sai de casa, gosta de cozinhar, isso lhe dá prazer!!! (Nesse momento ela sorriu para a equipe, aquele sorriso que resgata coisas muito boas da nossa memória) Maravilha!!!!
Terminamos o nosso dia encaminhando ela para o grupo de oficinas culinárias. Que coisa boa, a sensação de missão cumprida.

Mariana Zogaib  
CRN-4- 10101434.

Nenhum comentário:

Postar um comentário