Pesquisar neste blog

domingo, 8 de julho de 2012

MISTURADA COM MINHA LUCIDEZ
Despida de preconceitos e curiosa com o lado de lá da loucura, lá fui eu aliar Nutrição, Saúde Mental e Imaginário Coletivo. Como está sendo interessante esse encontro e essa descoberta da linha tênue que separa a loucura e a sensatez; ela é próxima e instigante.
Depois de elaborado o projeto e aceito pela Direção, lá fomos nós, a Nutricionista inconformada e a acadêmica cheia de vontade, assim como todo bom estudante. Munidas de equipamentos para avaliação nutricional, anamnese alternativa, diário de pesquisador, caneta, olhos e ouvidos bem atentos porque "quase" tudo interessa.
Frases valiosas captamos desse primeiro contato. Quando fui surpreendida com as seguintes falas dos nossos pacientes no decorrer da avaliação:
" Vc. vai calcular o meu IMC? "
" Vc. vai fazer minha avaliação antropométrica? "
" Estou há 9 dias sem ir ao banheiro, estou com a barriga cheia de "bosta"
" O que que esse negócio de pesar e medir tem haver com a minha cabeça? "
" Dr. quer uma balinha? Quer um biscoito recheado? Minha irmã trouxe para mim na visita "...
No fundo, bem lá no fundo , a Nutricionista "aprova" a balinha, porque esse paciente não é fumante. Viva! Viva! ele não acende um cigarro atrás do outro, ou até dois ao mesmo tempo, um em cada mão, como identificamos no meio de uma dinâmica interativa.
Nossa que loucura!!!
1 boca e 2 cigarros!!!
Terminamos o expediente dando uma boa carimbada na evolução do paciente, e saimos com a certeza da importância da Educação Continuada, do Trabalho Multidisciplinar e a Avaliação holística do indivíduo.
Ele não é só cabeça.
Ele é corpo, alma, espírito e mente: ora louca ora sã.
Ele é um de nós....
Mariana Zogaib
Nutricionista
CRN-4- 10101434